Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

VITAMINAS.

VITAMINA B1 ou TIAMINA
A sua falta provoca o beribéri, uma doença com os sintomas: fraqueza muscular e dificuldades respiratórias.
Doses diárias recomendadas: 1,5 mg. Para mães que amamentam e para idosos é 3,0 mg
Principais funções: atua principalmente no metabolismo energético dos açúcares. Então ela quebra os açúcares, e dá energia.
Em que alimentos posso encontrar? carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja. Nota: alguns peixes e crustáceos e chás pretos podem conter fatores anti-tiamina.
Nas crianças de peito a falta de vitamina B1 pode aparecer por ser o leite materno muito pobre em tiamina, principalmente se a mãe não receber suplemento de vitamina B1.
Se eu comer vitamina b1 demais, o que acontece? não é tóxica. Os eventuais excessos ingeridos são eliminados pelos rins, deixando a urina amarelada.
VITAMINA B 2 ou  Riboflavina
Doses diárias recomendadas: 1,7 mg para homens e 1,6 mg/dia para mulheres.
Principais funções: desempenha um papel importante no metabolismo energético e como protetor das bainhas dos nervos. É um fator importante no metabolismo de enzimas.
Onde posso encontrar? leite, carne e verduras.
Cuidado ao tomar sol demais, a radiação solar (UV) inativa a riboflavina.
Manifestações de carência: muito raras. As primeiras manifestações de carência são inflamações da língua, rachaduras nos cantos da boca, lábios avermelhados, dermatite seborréica da face, tronco e extremidades, anemia e neuropatias. Nos olhos, pode surgir a neoformação de vasos nas conjuntivas, além de catarata. As carências de vitamina B2 costumam acompanhar a falta de outras vitaminas.
VITAMINA B 6 ou  Piridoxina
Principais funções: a vitamina B6 é uma coenzima e interfere no metabolismo das proteínas, gorduras e triptofano. Atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. Participa no crescimento dos jovens
Onde posso encontrar? cereais, carnes, frutas e verduras. O cozimento reduz os teores de B6 dos alimentos.
Manifestações de carência: são muito raras, são lesões seborréicas em torno dos olhos, nariz e boca, acompanhadas de glossite e estomatite. Quanto ao sistema nervoso, a carência de vitamina B6 pode provocar convulsões e edema de nervos periféricos, havendo suspeitas de que possa provocar a síndrome do túnel carpiano. Distúrbios do crescimento e anemia são atribuídos à carência de vitamina B6.
Manifestações de excesso: a Piridoxina tem baixa toxicidade aguda, mas doses de 200 mg/dia, tanto por via oral como parenteral, podem provocar intoxicações neurológicas, surgindo sintomas como formigamentos nas mãos e diminuição da audição. Foram relatados casos de dependência da piridoxina.
Quantas vezes na nossa vida nos deparamos com tal situação: fulano está com falta de vitamina A, ou então ciclano está repondo diversas vitaminas.
As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento organismo,  são elementos nutritivos e a sua estrutura é composta basicamente de aminas.  As quais podem ser obtidas através dos alimentos, da flora intestinal ou até mesmo da luz solar.
As vitaminas são divididas em 2 grupos: Hidrossoluveis (solúveis em água) e Lipossoluveis  (solúveis em gordura).
Hidrossóluveis:
vitaminas do complexo B:
vitamina B1;
vitamina B2;
vitamina B6;
ácido pantotênico;
niacina;
biotina;
ácido fólico (folato);
vitamina B12;
vitamina C.
Lipossoluveis:
Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K.
Como esse tópico é bastante abrangente vou falar hoje apenas da vitamina C.
Ácido ascórbico ou vitamina C é um composto que exerce diferentes funções dentro do organismo, a sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes.
A falta de vitamina C causa escorbuto, a famosa doença dos marinheiros, é conhecida desde a época das cruzadas, onde os viajantes maritimos ficavam doentes por não consumir no inverno frutas e legumes frescos. Os principais sintomas do escorbuto são: hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das gengivas (inchaço com pus), dores nasarticulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes.
Recomenda-se que a dose diária de vitamina C por dia seja de 60mg.
Principais alimentos:
Mamão papai (188mg de vitamina C)
Brócolis (116mg)
Suco de laranja: (97mg)
Morangos (84mg)
Kiwi (74mg)
Melão (68mg)
Manga (57mg)
O efeito preventivo ou curador de doenças virais, como gripe, a prevenção de câncer, reduzir risco de doença cardíaca e catarata, o aumento das defesas orgânicas, tudo isso não está comprovado como sendo um efeito terapêutico útil da vitamina C.
As chances de obter um benefício para a saúde com o uso de altas doses de vitamina C são bem menores do que as de se conseguir uma doença a mais.
Por isso previna-se, use vitamina C. Se você não gosta de tomar ou comer nenhum dos alimentos acima, existem vitaminas C em forma de comprimido que podem ser adquiridas em qualquer farmácia (comprimido, efervescente ou em gotas),  há diversas marcas como: Cewin, Cebion, Cenevit, Energil C, Redoxon, Vitergyl C, dentre outros. Os preços variam de: 6 a 18 reais.
Alimente-se bem, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.