Não há cura para o NASCER e o MORRER, a não ser SABOREAR o intervalo”.


ATENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO
E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS! VOLTEM SEMPRE!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Neurociência.

Liga Acadêmica.
Os homens deveriam saber que do encéfalo, e apenas do encéfalo, vêm nossos prazeres, alegrias, sorrisos e gracejos, assim como nossas mágoas, dores, sofrimentos e lágrimas. Por meio dele, em particular, nós pensamos, vemos, ouvimos e distinguimos o feio do bonito, o prazer do desprazer ... É a mesma coisa que nos torna loucos ou delirantes, que nos inspira temor e medo, seja durante a noite ou durante o dia, nos torna sonolentos, gera erros inoportunos, ansiedades sem razão, distrações e atos contrários aos nossos hábitos. Essas coisas que nós sofremos vêm todas do encéfalo, quando este não está saudável, quando se torna anormalmente quente, frio, úmido ou seco, ou sofre qualquer outra lesão não-natural a qual não estava acostumado. A demência vem da umidade do encéfalo. Quando o encéfalo está anormalmente úmido, ele se afasta das necessidades, e quando ele se afasta nem visão nem audição ficam estáveis, mas nós ainda poderemos ver ou ouvir uma coisa aqui e outra ali, e a língua fala de acordo com as coisas vistas e ouvidas nas várias ocasiões. Mas, quando o encéfalo está estável, o homem pode pensar corretamente.
- Hipócrates, acerca das doenças sagradas (séc. V a.C.)
Muitos preceitos de Freud sobre o sono e os sonhos têm sido reiterados cientificamente nos últimos 15 anos. No Brasil, estudos ainda em andamento apontam novos papéis cognitivos para essas atividades cerebrais e contribuem ainda mais para a união entre neurociência e psicanálise.
Por: Isabela Fraga/2010
Para o neurologista Sigmund Freud (1856-1939), sonhos são a realização de desejos. Na linguagem da neurociência, eles são fragmentos de memória que simulam expectativas futuras de recompensa e punição.
Uma prova importante no dia seguinte. O que você sonha na noite anterior? Primeira hipótese: que uma das questões é sobre um tema aprendido no início do semestre. Segunda: que tirou a nota máxima e foi indicado como melhor aluno do ano. Terceira: ao chegar na sala, você percebe que esqueceu caneta, lápis, papel e, inclusive, as roupas! E mais: a questão que você sonhou era justamente a que caiu na prova, no dia seguinte.
As quatro situações acima seriam prato cheio para um divã. Desde o século 19, quando um certo neurologista austríaco elaborou proposições perturbadoras sobre o papel e os significados dos sonhos, a psicanálise foi a área que mais se dedicou a estudá-los. A partir do final da década de 1990, no entanto, um outro campo do saber resolveu adentrar esse tema um tanto renegado pela comunidade científica tradicional: a neurociência.
PSICOLOGIA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO.
No Brasil a maioria das contas de bares já vem com os 10% inclusos, mas isso não costuma acontecer lá nos EUA - são os fregueses que decidem quanto será a gorjeta. O Prof. Michael Lynn resolver estudar que fatores influenciam mais nessa escolha e parece que, no caso das garçonetes, a qualidade do serviço tem um efeito muito menor do que, por exemplo, o tamanho dos seios.
Não só o tamanho do sutiã, mas também mulheres com cabelos loiros e corpos mais bem delineados também receberam maiores gorjetas. A pesquisa foi feita ao todo com 374 garçonetes. A seleção natural diz que estas mulheres teriam maior sucesso reprodutivo e por isso os homens reagem desta maneira a elas.
Você pode até dizer "eu já imaginava isso" mas esta é uma daquelas pesquisas que testam o que já é senso comum, como aquela que disse que as pessoas aparentam ser mais bonitas quando você bebe.
O mais engraçado é imaginar o orientador e seus pesquisadores explicando às suas mulheres "eu estava no Hooters só fazendo uma pesquisa, é sério".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

esterfeliz12@yahoo.com.br

ANTENÇÃO!!!

IMPORTANTE: AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO SUBSTITUEM AS OPINIÕES, CONDUTAS E DISCUSSÕES ESTABELECIDAS ENTRE MÉDICO E PACIENTE.

Como desenvolver a autoestima, ganhar confiança e viver com mais entusiasmo.

Paixão, entusiasmo, alegria, esperança e tantas outras emoções positivas são o combustível para uma vida plena de EROS, essa energia magnífica que pode destruir, mas que principalmente pode ampliar.

Mais do que nunca se sabe que as doenças físicas e mentais estão profundamente associadas a fatores biológicos e psicossociais. Portanto, é importante aprender, ou melhor, reaprender a se conectar com o novo, como uma maneira de se atualizar sempre no seu desejo e na maneira de sentir e absorver o mundo que nos cerca.

Posso destacar aqui uma maneira muito simples e quase óbvia, mas que raramente usamos em nosso proveito que são nossos órgãos dos sentidos, pois é através dos órgãos sensoriais que as mensagens de prazer entram em nossa vida,estimulando o desejo.

Por que falar de desejo quando eu quero falar de autoestima, felicidade, estar de bem consigo mesmo ou mesma? Por que reconhecer o seu próprio desejo e satisfazê-lo é o alimento que a alma precisa para dar estrutura ao Ego para suportar os reveses da vida sem ser derrubada por eles.

Usar a visão para olhar o que é belo,ouvir uma música com o coração e a memória, saborear a vida e o bolo de chocolate sem culpas, acariciar e abraçar para se arrepiar; e dessa maneira abrir seus próprios canais de conexão com o mundo e com seus próprios desejos.

É necessário assumir seus prazeres e necessidades, entendendo e aceitando a diversidade em todos os sentidos, com respeito pela própria natureza e pela dos outros. Ser inteiro e a cada dia se reconhecer e se validar, hoje o gozo, amanhã choro, acerto e erro, tendo coragem e medo.

Luz e sombra fazem o todo e aceitar-se assim e se permitir sentir e viver todos os seus desejos e se encontrar com seu próprio EU, aquele que a gente muitas vezes esconde da gente mesma por conta das obrigações e responsabilidades.

Fazer a cada dia um novo dia, em anseios e respostas, abdicando das fórmulas prontas que muitas das vezes está calcada não nos desejos e experiências, atuais, mas sim em dificuldades e medos ultrapassados e sem sentido no hoje, no aqui e agora.



Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Participe e Divulgue. Para ser doador de órgãos, fale com sua família e deixe clara a sua vontade, não é preciso deixar nenhum Documento. Acesse www.doevida.com.br, saiba mais. Divulgação: comunicacao@saude.gov.br At.Ministério da saúde. Siga-nos: www.twitter.com/minsaude

DOE SANGUE

DOE SANGUE

VISITAS

Flag Counter

CONTATOS

CONTATOS, email:esterfeliz12@yahoo.com.br

Postagens populares

Widget de tempo


fornecido por tititudorancea.com.br

Os Imprescindíveis.

Há homens que lutam por um dia e são bons.

Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht.